quinta-feira, outubro 11, 2007

25 de Abril Nunca!

estou farto da ditadura!
acho que se devia acabar com todas as referências à ditadura, ao salazar, ao estado novo, à pide e, consequentemente, todas as referências ao 25 de abril, à revolucao dos cravos, à liberdade como se fosse uma coisa nova e que ainda nem sei usar muito bem.
ainda se vive a achar que o salazar está à espreita. qual sebastianismo? nós tememos é o salazar a aparecer ali em belém numa tarde de sol. e a apontar o dedo a toda a gente. puta de consiência mais mal parida! tudo se esconde atrás do 25 de abril, de que foi uma grande coisa que nos libertou a todos para fingirmos que já passou e que já ninguém tem medo do estado, do presidente da câmara, do sargento da polícia, do homem das financas atrás do balcao. QUEREM UMA NOVIDADE? LIBERTOU MESMO!

entao acabemos com o 25 de abril hoje! se só nos faz sentir que ainda temos medo do que passou, vamos fingir que nunca aconteceu. que nao houve nem ditadura nem libertacao. que foi tudo sempre assim. e a partir de hoje posso protestar quando sou mal servido, reclamar quando acho que tenho razao, exigir activamente mais e melhor, ir contra a lei até, se achar necessário e deixar de ser cobarde e de só dizer mal pelas costas, quando ninguem me consegue ouvir (no cafe, no elevador, ou enquanto tusso na bicha do centro de saude)!

eu nunca mais celebro o 25 de abril e farei o possível para trabalhar sempre que nao calhe a um domingo.
e, no dia em que deixarmos de ter medo e tomarmos os nossos assuntos como nossos, em que deixarmos de ser vítimas do sistema, em que deixarmos de culpar o governo por tudo o que acontece de mal, aí talvez até use um cravo na lapela.

3 Comments:

Blogger B. said...

Nós não tememos nada, nós não vivemos nada diferente disto, para nós, foi mesmo sempre assim, para mim, para ti, para todos os participantes deste blog, o Salazar existe como figura, mas ninguém tem medo dele ou do que acontecia na altura dele, ninguém o viveu, por muitas histórias que nos contem.

Agora quem viveu, esses é que mantêm o 25 de Abril vivo, e festejam como que não houvesse amanhã. Eu nunca o festejei, para mim é mais um feriado que não vou às aulas porque não há. É mesmo um feriado igual aos outros, quanto muito há mais trânsito porque temos paradas, e festejos na rua.

A história existe, e temos que a respeitar, acho que quando já não houver ninguém vivo que tenha vivido no antigo regime, aí sim, podemos ponderar ir às aulas no 25 de Abril, mas é importante não esquecer a data, e muito menos o feito, sem ele nós afinal sabíamos viver no antigo regime.

PS: Outra vantagem era ter menos um dia no ano em que víamos a Odete Santos.

11/10/07 12:55  
Blogger ZéB said...

"o antigo regime"! percebes? tu sabes esta expressao e tem um significado de pesadelo. "o antigo regime"! caguei pó antigo regime! nem sei o que é que regime quer dizer! caguei para respeitar a história! caguei no 25 de abril!

e sim, nós vivemos isto e tememos tudo. nós vivemos pior, vivemos o medo do desconhecido porque nao sabemos o que foi. vivemos um medo muito mais repressor porque nao sabemos contra o que é que lutamos. pode ser qualquer coisa, logo pode ser algo muito mais forte que nós. fomos ensinados a ter respeitinho por quem está acima de nós, ainda que nunca o/a respeitemos. fomos aprendendo a temer porque quem nos trouxe ao mundo, quem nos educou, que sabia mais que nós também temia. entao caguei para o que eles festejam! caguei para uma greve de militares que dá em queda de ditadura. caguei para o símbolo de uma falsa revolta popular que terá unido o povo todo! cagei para o viva a liberdade! venha o vivam a liberdade!

13/10/07 14:09  
Blogger m said...

Lamento caro Zé, "cagar" para a tua História, que quer queiras ou não também é tua, não tem nada de glorioso.
Afirmações destas são um mero exercício de adolescência retardada.
Ninguém te pede que comemores, ninguém te pede também que dês opiniões públicas de falta de respeito.
As tuas lutas agora são as tuas não são afirmações vazias sobre o passado que te vão enquadrar.
Parece-me pateta e oco e acho que devias gastar energia noutros temas, acho bem que te preocupes e que te questiones, mas pensa duas vezes antes de tentares escrever por mero exercíco de estilo. As palafras têm peso e as nossas ideias também.
Com o maior dos respeitos gosto de das coisas que aqui vais pondo porque são atentas ao que se vai passando, quanto a este texto parece-me disparatado e desnecessário.

Com os melhores cumprimentos

31/10/07 17:42  

Enviar um comentário

<< Home