quinta-feira, junho 01, 2006

Em homenagem ao Grande André Torres

FUTEBOL: O JOGO DO SÉCULO



INGLATERRA 3-6 HUNGRIA
Estádio de Wembley, 1953.

O jogo que marcou a história da modalidade, foi considerado “O Jogo do Século” e determinou uma nova ordem mundial.
O jogo amigável que mudou o futebol

Dia 8 de JUNHO às 19h00 no INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

A Hungria de Puskas era campeã olímpica (medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsínquia). A Inglaterra, país que viu nascer o futebol considerava-se a melhor e era absolutamente reverenciada.
Inglaterra e Hungria defrontam-se pela primeiríssima vez no velho estádio do Wembley (o mais antigo do continente europeu, construído em 1923) em jogo amigável em 1953.
O resultado 3-6 é eloquente, deixa a Inglaterra de rastos e confirma a superioridade de uma equipa ofensiva e criativa: a Hungria de Puskas, Hidegkuti, Grosics, Czibor e Kocsis, entre outros, orientada por Guzstav Sebes.
A Inglaterra de Gil Merrick, Billy Whright, Stan Mortenson ou Alf Ramsey, fraquejara face àquilo que considerava ser a falta de organização do futebol europeu de então. Para a Inglaterra que investia na força e velocidade enfrentar uma equipa como esta da Hungria de jogadores plenos de imaginação que tinham prazer em criar jogadas desconcertantes, que faziam troca rápida de passes, uma equipa de grande capacidade técnica, de organização táctica exemplar e que marcava muitos golos, foi desastroso.
Alguns meses mais tarde em Budapeste o futebol inglês foi de novo massacrado por uma equipa húngara com um resultado de 7-1.

Em vésperas do início do Mundial 2006, o Instituto Franco-Português propõe o visionamento comentado deste jogo absolutamente marcante para a modalidade desportiva que faz mover multidões: o futebol.
É no próximo dia 8 de JUNHO às 19h00, no auditório do IFP, à Avenida Luís Bívar, 91 em Lisboa.
A Entrada é livre.

1 Comments:

Blogger B. said...

sim, foi 3-6, mas não foi esse o jogo do século, o do século foi em alvalado, aqui há uns aninhos, quando ainda o joão pinto jogava de encarnado (e vai voltar a fazê-lo, visto que vai para o braga), e fez o jogo da vida dele.

1/6/06 18:53  

Enviar um comentário

<< Home