quinta-feira, maio 31, 2007

Como somos enganados quando vemos um filme

Exemplos de efeitos especiais.
Uma boa desculpa para mostrar um bocadinho do trabalho do realizador David Fincher.


Imagem do Zodiac, realizado pelo David Fincher.
Uma cena tão simples, mas lá está o ecran azul. E as cores alteradas e os reflexos e por cima ainda vem o som para abrilhantar a mentira.


Imagemda filmagem original de um anúncio da Heineken ("Beer Run").
Vejam aqui que vale a pena.


Imagem tratada e retratada.
Vejam aqui o video que mostra como foi feito.
É curto e também vale muito a pena.
Principalmente a parte do topo do edifício.


"Quais são as competências ou quais poderão ser as competências de um realizador hoje?"
Por muito que a tecnologia tenha mudado a forma como se fazem os filmes (cor, som, portabilidade), acho que a digitalização cria a mudança mais radical ao afastar o realizador (e, até certo ponto, quase toda a equipa) do local de rodagem. Rodagem?
Será que o afasta também da história que quer contar? Eu sei, é a dúvida mais trivial de todas (tecnologia vs vamos ser amigos e conversar e estar juntos ao vivo e a cores porque o que interessa é sermos uns para os outros com contacto físico) mas parece que está sempre ao espreitar da esquina em todo o lado.
Esqueçam. Eu digo já que não.

O que é que achas, Berna?

Bem, o David Fincher parece estar a dominar várias técnicas e a usá-las com bom proveito. Se ficaram interessados no trabalho do homem tomem lá mais uns anúncios realizados por ele em versão antes e depois:

Hp: "Constant Change"
Como é que fizeste?

Motorolla "Pebl"
Como e que fizeste?


Já agora, aquele slogan da Heineken... hmm, familiar...

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como é que é possível os dois slogans serem iguais? Será que a Sagres (ou a heineken que eu duvido) não faz investigação? Ou esta é a prova de que fez? É que é demasiada coincidência...
Still...nice ad

7/6/07 16:22  

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