segunda-feira, junho 18, 2007

O Jardim do Mundo

1 de Junho a 8 de Julho. 11h às 18h.
A partir do dia 1 de Junho, e durante seis fins-de-semana, o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian será um Jardim do Mundo. Para estes dias, foi concebida uma programação especial dedicada a todos os que se deslocarem ao jardim. Esta programação tem como mote uma expressão de Amartya Sen, que escreveu numa das suas últimas obras, "Violência e Identidade" (2007), que «não basta entendermos que somos todos diferentes mas que o somos diversamente diferentes». Vamos poder encontrar um conjunto de motivos e de actividades lúdicas que, de uma forma simples, se podem resumir em propostas de ocupação do jardim com acções que habitualmente aí se desenrolam, mas um pouco mais organizadas, tais como: ler solitariamente e/ou em grupo, jogar, descobrir a flora, conversar com outros visitantes, etc.. Apresentar-se-ão ainda propostas de aprendizagem de práticas culturais provenientes de outros povos, transmitidas por pessoas originárias de países mais ou menos distantes e que agora vivem entre nós; e propostas de concertos em que a Orquestra Gulbenkian alternará com concertos de música urbana. A ideia de festa, de encontro e de troca estará sempre presente nestas actividades.


22, 23, 24 JUNHO


BALÃO
Organização de viagens em voo cativo num balão de ar quente, permitindo aos visitantes uma vista aérea dos jardins da Fundação.
Local: Margem 1
Horas: 10h00 - 13h00; 17h00 – 20h00 (sob confirmação das condições climatéricas)

CONCERTO
9 Bairros Novos Sons
Concerto resultante de um projecto montado em directa parceria com a produtora Enchufada, editora do grupo Buraka Som Sistema e 1 Week Project com o ACIME. Vários grupos de jovens, originários de diversos bairros de Lisboa, integram a gravação de um disco dedicado à música hip-hop sob a coordenação artística de Lil’John. O resultado será apresentado em dois concertos.
Local: Anfiteatro ao Ar Livre
Hora: dia 23 de Junho às 20h00; dia 24 às 21h30
Preço: 5€

CAPOEIRA
Mestre ET/Arte Puma Capoeira
Sessões públicas de capoeira, com possibilidade de integração de elementos do público
Local: Roseiral
Hora: Manhãs

MÚSICA
Kumpanya Algazarra
Banda existente desde 2004 integrando 7 músicos, alguns com formação de animação de rua. Utilizam uma mescla de sonoridades desde a música de leste, norte de África, médio-oriente até à música popular portuguesa. A fusão de linguagens musicais, a energia das letras, o suporte instrumental e as melodias vibrantes são as características mais relevantes da sua originalidade.
Local: Grande Bosque
Hora: 16h

WORKSHOP DE PERCUSSÃO
Projecto organizado com a Associação Batoto Yetu. Propõe aos visitantes dos jardins um espaço de experimentação para todos aqueles que estejam interessados em abordar a técnica específica destes instrumentos musicais.
Local: Grande Bosque
Horas: tardes

JOGOS
Jogos diferentes, ligados ao quotidiano das várias comunidades imigrantes (ex. Kerram - espécie de bilhar indiano). Tal como no ciclo de artes marciais será aplicado o princípio de demonstração/participação, potenciando o envolvimento dos visitantes do jardim. Aproveitando o tabuleiro de xadrez em “calçada portuguesa” já existente no espaço de realização, tentar-se-á fazer a reconstituição de um tabuleiro de xadrez com as peças em tamanho natural.
Local: Sítio da Oliveira
Hora: das 11h às 18h

1 Comments:

Blogger Virgin Mary said...

Gulbenkian? Já ouvi falar nisso... ahahahah! Será que passei o último semestre a falar dela???

19/6/07 17:41  

Enviar um comentário

<< Home